Capacitação foi realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Unidade Técnica Estadual (UTE), responsável por gerenciar o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), no Espírito Santo, acaba de participar de uma capacitação sobre Fiscalização e Monitoramento das Operações do PNFC. A ação foi realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), na última semana.
O objetivo da capacitação é orientar, alinhar procedimentos e esclarecer diretrizes operacionais relativas ao cumprimento do que está previsto no Manual de Fiscalização da Regularidade Ocupacional e da Exploração Efetiva, na Portaria SFDT/MDA nº 130, de 18 de março de 2025, bem como nos demais normativos que regem o Programa.
Para o coordenador da UTE/ES, Isidório Simões, o evento é muito importante para subsidiar as ações da UTE na verificação da ocupação dos lotes, nos cumprimentos dos normativos e na retroalimentação do fundo de terras e da reforma agrária.
“Além dos dois dias de aulas teóricas, para esclarecer procedimentos administrativos de execução de processos de apuração de indícios de irregularidades, fizemos uma visita técnica a duas propriedades nos municípios de Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá, para aplicação in loco do formulário de fiscalização ocupacional”, conta.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308