01/09/2016 15h16 - Atualizado em 01/09/2016 15h22

Idaf participa de Ciclo de Palestras em comemoração ao Dia do Veterinário

Os médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Thiago Farias e Carolina Dadalto Borgo, marcaram presença nesta quinta-feira (01) no 1º Ciclo de Palestras em virtude do Dia do Médico Veterinário – celebrado no próximo dia 9 – e também ao Dia Mundial da Raiva – em 28 de setembro – realizado pela Universidade Vila Velha (UVV).

 

Segundo Thiago Farias, doutor em Ciência Animal, o evento é uma excelente oportunidade para apresentar os trabalhos que o Idaf desenvolve por meio do Laboratório de Diagnóstico da Raiva, que é o único do Estado. “O objetivo é contribuir para a formação acadêmica dos alunos, aprofundando este tema que tem grande relevância por se tratar de uma doença grave e com registros de ocorrência em nosso Estado”, disse.

 

Carolina Dadalto falou sobre o atendimento a suspeitas de síndromes neurológicas em herbívoros. “É importante que esses futuros profissionais tenham condições de identificar possíveis sintomas da raiva em bovinos para notificar o órgão de defesa, que no Espírito Santo é o Idaf. Também é essencial que adotem os procedimentos de coleta de material para diagnóstico de forma adequada. A manipulação precisa ser bem feita para evitar a fragmentação do encéfalo dos animais que é utilizado para a análise”, explicou a médica veterinária.

 

Ciclo de Palestras

 

O ciclo de palestras acontece durante toda esta quinta-feira, das 8h30 às 17h. Além da raiva animal, também serão debatidos temas como a importância da Comissão de Ética Animal na pesquisa e no ensino, avicultura capixaba, além da atuação do médico veterinário no Ministério da Agricultura, em programas de Saúde da Família, em laboratório clínico e em ações ambientais.

 

Laboratório de diagnóstico da raiva

 

O Idaf acompanha os casos com suspeita de raiva realizando exame gratuito para confirmação da doença, atendendo a todos os municípios capixabas. Os exames permitem que o Instituto identifique os locais de maior incidência da doença e sua intensidade para que tenha condições de direcionar as ações de vigilância.

 

Raiva

 

A raiva é uma doença viral grave, de evolução fatal, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos, sendo, portanto, uma zoonose.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard