08/11/2017 16h50

Idaf participa de Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas

Representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participam esta semana do XIX Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). Organizado pelo Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, o encontro teve início nesta quarta-feira (08) e se estende até sexta (10), na cidade de Aracaju (SE).

Tendo como tema central este ano “Os Comitês de Bacia no Fortalecimento do Sistema Nacional de Recursos Hídricos”, o encontro é voltado para pessoas e instituições ligadas a comitês de bacias hidrográficas e interessados pelo tema. Os profissionais do Idaf, Jose Demócrito da Silva Júnior, Jonnyr Gonçalves Moreira e Marcos Birchler Redighieri representam o poder público, respectivamente, nos comitês Santa Joana, Guandu e Pontões e Lagoas.

Segundo José Demócrito, esta é uma oportunidade de conhecer experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos, além dos modelos atualmente aplicados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas. “Desta forma, os representantes do poder público no comitê podem auxiliar os produtores rurais para um novo tipo de gestão participativa, priorizando, implementando e fortificando a preservação e recuperação da vegetação protetora dos mananciais, que é uma das atribuições do Idaf", explicou.

Encob

O encontro tem ainda fomentado a discussão da gestão das águas transfronteiriças e das águas subterrâneas, trazendo diversos técnicos e representantes de outros países para participar do evento.

​O objetivo é possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, apontando para a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.