02/06/2021 17h49 - Atualizado em 02/06/2021 17h50

Idaf participa de live sobre Meio Ambiente em Nova Venécia

O engenheiro-agrônomo do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) Thales Lacerda participou, nessa terça-feira (1º), da Semana do Meio Ambiente, promovida anualmente pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Este ano, o encontro aconteceu no formato on-line e foi transmitido pelo canal do Centro de Convivência do Idoso do município.

Lacerda destacou a importância da mobilização da sociedade em prol da preservação dos recursos naturais. “O diálogo é um caminho importante. O Idaf está à disposição para orientar quantos aos aspectos legais que envolvem os cuidados com o meio ambiente. Além disso, é fundamental a integração entre os órgãos desse segmento, atuando de forma coletiva”, pontuou.

Ele destacou, ainda, a importância das barragens regulares e do uso consciente dos recursos hídricos. “Procure o Idaf, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o poder público municipal e outros parceiros, que possam instruir sobre as formas corretas de uso da água, do solo e das florestas. Precisamos cuidar do ambiente onde vivemos.”, ressaltou Lacerda.

O engenheiro-agrônomo também abordou o trabalho que vinha sendo realizado nas escolas locais, sobretudo as localizadas na zona rural, para conscientizar os estudantes sobre o papel que desempenham nesse processo de preservação. “As ações presenciais precisaram ser interrompidas por conta da pandemia, mas certamente retomaremos esse projeto tão logo seja possível, pois tem sido muito gratificante ver as sementes sendo plantadas”, disse.

Além da roda de conversa “Educação Ambiental: Princípios e Práticas”, conduzida pelo servidor do Idaf, foram abordados, em outros encontros, os temas “Turismo Sustentável” e “Meio Ambiente na Área Urbana”.

Texto: Francine Castro

Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter