08/11/2024 11h23 - Atualizado em 08/11/2024 11h27

Idaf participa de oficina em Pinheiros para impulsionar adesão ao Sisbi

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Subgerência de Fiscalização de Produtos de Origem Animal (SIFP), participou nessa quinta-feira (07) da oficina sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), em Pinheiros, com representantes do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (Prodnorte) – que compreende doze municípios.

A oficina integra a terceira edição do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios (ConSIM 3), coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

De acordo com o subgerente da SIFP, Alan Paulo Teixeira, a ação tem como objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios, que buscam desenvolver os serviços de inspeção de produtos de origem animal dos seus municípios consorciados, para a integração ao Sisbi-POA, propiciando a ampliação de comércio para todo território nacional. “A ideia é que estejam devidamente capacitados e recebam as orientações necessárias, estruturando os serviços de inspeção municipais (SIMs). Esperamos que o número de municípios adeptos ao sistema seja ampliado, permitindo maior oferta de alimentos seguros para a população brasileira, mas, sobretudo, conferindo aos estabelecimentos locais a possibilidade de estender sua comercialização, antes restrita ao município ou ao Estado, para todo o país”, destacou Teixeira.

Nesta edição do projeto, além de Pinheiros, os integrantes do Mapa estiveram também em Colatina, onde a apresentação foi voltada para o Consórcio Público Intermunicipal para Fortalecimento da Produção e Comercialização da Produtos Hortigranjeiros (Cointer), composto por 17 municípios.

No Idaf, o Serviço de Inspeção Estadual do Espírito Santo (SIE-ES) está integrado ao Sisbi-POA desde 2013. Com isso, os estabelecimentos registrados nesse serviço podem ser habilitados para expandir a comercialização dos seus produtos para o âmbito nacional.

“É muito importante a participação do Idaf nesses projetos, somando forças com o Mapa na propagação desse incentivo para trazer melhoria e padronização ao serviço de inspeção executado nos municípios desses consórcios, uma vez que o Idaf já passou por todo esse processo de integração ao Sisbi-POA com o SIE-ES”, reforça Alan Paulo Teixeira.

Texto: Francine Castro


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 99946-7504
ascom@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard