03/05/2019 15h59

Idaf participa de reunião da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa

O Espírito Santo está representado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf/ES), na 46ª Reunião da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), que acontece em Cartagena, na Colômbia, e termina nesta sexta-feira (03).

 

O encontro teve como objetivo analisar a situação atual da doença na América do Sul, com base no Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), que prevê a tomada de resoluções que deem eficácia à cooperação técnica regional para avançar nos territórios não livres da doença. A ideia é reduzir os riscos remanescentes de infecção pelo vírus da febre aftosa e assegurar o significativo progresso para a erradicação da doença.

 

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária Animal do Idaf, Fabiano Fiuza, que representa o Estado na reunião, há uma grande discussão com relação à retirada da vacinação obrigatória. “Acredito que o debate mais relevante deve ser quanto aos mecanismos de financiamento do programa. que precisam ser ajustados e que devem sustentar de forma imutável a nova condição sanitária. As vulnerabilidades precisam ser identificadas e corrigidas de forma contínua e o sistema de vigilância necessita ser avaliado e fortalecido”, ponderou Fiuza.

 

A última ocorrência de febre aftosa no Brasil foi em 2006, no Mato Grosso do Sul. Já no Espírito Santo, o último caso foi registrado em 1996 e, desde 2001, o Estado é reconhecido internacionalmente com o status de livre com vacinação.

 

Texto: Francine Castro

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ David A. Monteiro

Tel.: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard