16/09/2016 16h44

Idaf participa de reunião do Programa Nacional de Sanidade Avícola

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) participou, nos dias 8 e 9 de setembro, de reunião entre as Coordenadorias do Programa de Sanidade Avícola dos Estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O encontro aconteceu em Brasília e teve como objetivo apresentar ao Ministério da Agricultura o diagnóstico inicial para implementação das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) nos Estados.

 

De acordo com a médica veterinária do Idaf Luciana Fischer Gaspar, os materiais servirão de base para que produtores de todo o país possam adequar suas granjas atendendo à demanda de implementação de biosseguridade na produção dos ovos comerciais no Brasil. O projeto também poderá ser uma ferramenta para padronização de procedimentos e treinamento dos responsáveis técnicos dessas granjas.

 

Esta foi mais uma etapa do projeto “Boas Práticas de Produção na Postura Comercial – BPP Ovos”, liderado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Suínos e Aves, que visa refletir sobre a sustentabilidade da cadeia produtiva de ovos, primando a biosseguridade dos plantéis, a preservação ambiental, a qualidade dos alimentos e a saúde e o bem-estar das aves e dos trabalhadores rurais. O projeto conta com apoio do Idaf, da Associação dos Avicultores do Estado (Aves) e da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi).

 

Em junho, uma equipe de pesquisadores da Embrapa esteve no município de Santa Maria de Jetibá realizando um trabalho de implantação de boas práticas de produção. Os profissionais retornarão no início de outubro para mais uma etapa para auxiliar no processo de registro das granjas.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard