19/04/2017 11h02 - Atualizado em 20/04/2017 08h32

Idaf participa de simpósio sobre defesa fitossanitária em Linhares

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou, na manhã desta quarta-feira (19), do Simpósio sobre “Defesa Fitossanitária e seus desafios”, promovido pela Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), em Linhares. O encontro se estende até quinta-feira (20), reunindo pesquisadores e professores de renome internacional.

Na ocasião, o engenheiro agrônomo do Idaf Ademar Espindula Junior, falou sobre a fiscalização de agrotóxicos no Estado. “O Instituto fiscaliza a distribuição, o comércio e o uso do agrotóxico. Para serem distribuídos e comercializados no Espírito Santo, os produtos agrotóxicos devem ser registrados no Ministério da Agricultura e também cadastrados no Idaf para que seja possível efetuar o controle daquilo que entra no Estado e respectiva finalidade de uso. As lojas que comercializam esses produtos também devem ser cadastradas previamente. Para garantir que essa exigência seja cumprida, periodicamente são realizadas fiscalizações em lojas de produtos agrícolas e propriedades rurais de todos os municípios capixabas. O produto agrotóxico só pode ser utilizado nas culturas para as quais obteve registro”, explicou Espindula.

No primeiro trimestre de 2017, o Idaf realizou 478 ações de fiscalização em todo o Estado.

Durante o simpósio, a engenheira agrônoma do Idaf Carina Kelly Valois Borges Ramos mediou debate entre os participantes.

Tels: (27) 3636-3774