O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou, nesta terça-feira (5), do Dia do Técnico em Agropecuária, em Vila Pavão. O evento, promovido pelo Centro Estadual Integrado de Educação Rural (Ceier) do município para os estudantes, teve como objetivo abordar as perspectivas e os desafios da juventude do campo.
Na ocasião, o coordenador da Unidade Técnica Estadual (UTE/Idaf), Isidório Nascimento Simões, apresentou as oportunidades a partir do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). “Também foi um momento importante para apresentar aos estudantes as possibilidades do mercado com base na formação técnica que têm no Ceier e incentivá-los a aprimorar ainda mais os estudos, ingressando em curso superior ou profissionalizante. A base que eles têm agora certamente é um diferencial para os conhecimentos posteriores”, destacou Simões.
O encontro também contou com a participação do coordenador técnico da Subsecretaria de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável (vinculada à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca – Seag), Vinícius Soares da Costa, que abordou o tema “Juventude rural e sucessão familiar”.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Ceier Vila Pavão, Ediane Beilke dos Reis, o evento é de suma importância para valorização da profissão, reconhecendo o trabalho dos técnicos em agropecuária. “Esses profissionais desempenham papel crucial no desenvolvimento do setor agrícola, e o evento serve ainda para a integração de conhecimentos que promovem a troca de experiências entre profissionais da área” disse a coordenadora.
Para a pedagoga do Ceier Vila Pavão, Marciele Grinivaldo Wutke, o Dia do Técnico em Agropecuária proporciona oportunidades para que os estudantes e profissionais se conectem com representantes de instituições e com as experiências dos estudantes egressos, ampliando suas redes de contato e as perspectivas para a juventude camponesa.
PNCF
O Crédito Fundiário é um programa nacional coordenado pelo Departamento de Governança Fundiária do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com recursos do Fundo de Terras do Governo Federal. A UTE é a unidade, ligada ao Idaf, responsável pela execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário no Espírito Santo.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99946-7504
ascom@idaf.es.gov.br