Reforest teve início nessa segunda-feira (26) e segue até esta quarta-feira (28), em Belo Horizonte.
Representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estão em Belo Horizonte, Minas Gerais, representando o Estado no Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal (V Reforest), que teve início nesta segunda-feira (26) e segue até esta quarta-feira (28).
Participam do encontro o diretor técnico do Idaf, Janil Ferreira da Fonseca, e um grupo de fiscais estaduais agropecuários do Instituto, que atuam na defesa florestal do Estado. A participação no evento foi custeada em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES).
Fonseca ressaltou que é importante que o Idaf participe de uma agenda que conjuga recuperação ambiental e desenvolvimento por meio da restauração florestal, já que o Órgão é responsável pela defesa florestal do Espírito Santo e recebe notoriedade entre os outros estados pelo trabalho que realiza.
“Restaurar paisagens e áreas degradadas contribui para reduzir as mudanças climáticas, adaptar sistemas produtivos às novas condições do clima e promover a economia florestal. Por isso, no Espírito Santo, estamos avançando com a regulamentação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) para a recuperação, recomposição, regeneração ou compensação florestal, contribuindo decisivamente para o restabelecimento da vegetação nativa, a conservação dos mananciais e a proteção da biodiversidade do Estado”, disse Fonseca.
O diretor do Idaf também agradeceu a contribuição do Crea-ES para que servidores do Idaf pudessem participar do evento. “Quero agradecer a parceria com o Crea-ES que vem nos auxiliando em cursos para aprimoramento dos serviços voltados à defesa florestal e vegetal, realizada pelo corpo técnico do Idaf”, ressaltou.
Simpósio
Desde 2009, o Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal é o maior evento do Brasil a levantar discussões sobre o tema e já reuniu mais de mil profissionais, recebendo mais de duzentas submissões de resumos científicos. Em sua 5ª edição, o evento reúne os principais especialistas do setor florestal e de mineração, trazendo os cases de sucesso e desafios e diretrizes do setor florestal até 2030.
O simpósio está sendo realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio do Laboratório de Restauração Florestal (LARF), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG) e a Sociedade de Investigações Florestais (SIF).
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 99946-7504
ascom@idaf.es.gov.br