17/04/2019 16h28 - Atualizado em 22/04/2019 16h26

Idaf prepara equipes para coordenação da campanha de vacinação contra febre aftosa

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) concluiu nesta quarta-feira (17) a rodada de reuniões preparatórias para a próxima etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que tem início no dia 1º de maio.

Os encontros foram realizados nas gerências regionais do Instituto (Cachoeiro de Itapemirim, Nova Venécia, Cariacica e Colatina) e reuniram aproximadamente 150 servidores, entre médicos-veterinários, técnicos e administrativos.

 

De acordo com o médico-veterinário do Idaf, José Dias Porto Júnior, o objetivo é alinhar os procedimentos e reforçar as exigências para a campanha. “Este ano, ainda temos uma mudança importante quanto à dosagem da vacina, que passou de 5ml para 2ml, portanto, é importante que os servidores estejam atentos à comercialização do produto nas lojas agropecuárias e, sobretudo, disseminem essa informação junto aos criadores”, explicou.

 

Além da alteração na dose, a nova vacina apresenta mudanças em sua composição, com a expectativa de que ocorram menos reações nos animais (caroços, inchaço), desde que sejam adotados os devidos cuidados de manejo e higiene. As vias de aplicação continuam as mesmas (intramuscular ou subcutânea), porém recomenda-se a subcutânea (entre o couro e o músculo - na tábua do pescoço) como preferencial a fim de minimizar as reações locais.

 

A campanha

 

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Espírito Santo acontece entre os dias 1º e 31 de maio, quando devem ser imunizados os animais (bovinos e bubalinos) com até dois anos de idade. A segunda etapa ocorre em novembro, contemplando todos os animais (jovens e adultos), independente da faixa etária.

 

Os produtores que não tenham animais em idade vacinal também devem fazer a atualização do rebanho, até o dia 10 de junho.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ David A. Monteiro

Texto: Francine Castro

Tel: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard