05/08/2019 14h29

Idaf promove capacitação dos Serviços de Inspeção Municipais

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) iniciou, nesta segunda-feira (05), a 3ª capacitação para os servidores que atuam nos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs) do Estado. A ação é fruto de uma parceria do instituto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O encontro acontece no auditório do Sebrae, em Vitória, até quinta-feira (08).

Aproximadamente 70 profissionais, entre médicos-veterinários e integrantes dos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) de 35 cidades, participam do evento, que tem como objetivo orientar o trabalho de inspeção sanitária de produtos de origem animal com foco nas agroindústrias de pequeno porte. Além disso, também será abordado o decreto do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf), que foi alterado em 2018.

O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, reforça a importância da equipe da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp) na busca da capacitação técnica dos serviços de inspeção. “O trabalho diferenciado da Geapp, no desenvolvimento do Susaf e do Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), tem sido motivo de orgulho para o Idaf. Em breve, além desses sistemas, teremos o Selo Arte para oferecer ao pequeno produtor", disse.

O subsecretário de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Sustentável, Michel Tesch, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), também esteve presente na abertura do evento e destacou a importância das instituições parceiras do Estado na promoção da agroindústria de pequeno porte. “Além da Seag, do Idaf e do Incaper, contamos com o apoio das equipes do Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação dos Agricultores do Espírito Santo (Faes). Importantes para o devido suporte ao pequeno produtor", explicou.

De acordo com a subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, a médica-veterinária Carolina Dadalto, este terceiro encontro demonstra o sucesso das capacitações anteriores ao dar sequência ao atendimento às demandas recebidas dos participantes e de outros serviços de inspeção. “Estabelecido o canal de comunicação entre o Idaf e os serviços de inspeção, buscamos agora a uniformização dos procedimentos de fiscalização e de orientação do produtor", disse Carolina.

A capacitação inclui temas relacionados a noções de produção e inspeção em agroindústrias de embutidos cárneos, procedimentos de coleta e envio de água e de produtos de origem animal para análise laboratorial, Regulamentação da produção de queijos com leite cru, análise de risco e periodicidade de fiscalizações, entre outros.

A primeira capacitação aconteceu em outubro de 2018, reunindo aproximadamente 50 profissionais de 35 municípios e a segunda em abril de 2019. A equipe da Geapp anunciou um 4° encontro para novembro deste ano.

O que é o Susaf/ES?

É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os SIM e o Siapp para harmonizar os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Na prática, isso significa que a comercialização desses produtores, inicialmente restrita ao município, poderá se estender ao Estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES.

Saiba mais no link abaixo: https://idaf.es.gov.br/susaf

Texto: David A. Monteiro

Assessoria de Comunicação da Seag