15/08/2019 20h09

Idaf promove palestras sobre os serviços de inspeção e a produção de café em Rio Novo do Sul

Idaf promove palestras sobre os serviços de inspeção e a produção de café em Rio Novo do Sul.

Ações contaram com a participação de 22 estudantes da região.

A equipe da Gerência Local de Rio Novo do Sul do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), realizou, nessa terça-feira (13), mais uma etapa do projeto “Idaf na Escola”, que contou com a participação de vinte e dois estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Virgínia Nova, filhos de produtores rurais do município.

O tema abordado “Mais Saúde na Mesa”, destacou os riscos de contaminação pelo consumo de produtos não inspecionados, trabalhos realizados pelo Idaf para garantir a segurança alimentar da população, bem como noções básicas em técnicas de identificação dos produtos inspecionados e de qualidade.

Nas últimas semanas, os estudantes receberam a visita dos técnicos do Idaf que ministraram as palestras “Pós-colheita de Café e legislação”, “Qualidade de café”, “Cooperativismo”, “Qualidade de Leite” e “Biodigestores na Agricultura”. E também, participaram de uma mesa redonda sobre a automação da Irrigação da lavoura de café e uso de filtro de fumaça no processo de secagem do café.

Além das palestras previstas no Projeto, os técnicos também abordaram a produção de café, comum no município, que foi alvo de intensificação da fiscalização em função da queima irregular de palha de café, neste ano.

Parceiros em ação

Em parceria com a Caparaó Jr, empresa júnior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) do campus de Alegre, foi desenvolvida uma ação sobre cafés especiais, explicando o método de produção desde a pré-colheita até o produto final e comercialização do café.

Com os conhecimentos adquiridos, os estudantes estão elaborando projetos que busquem soluções dos problemas locais. Esses projetos serão apresentados à comunidade, pais e produtores rurais em uma feira de ciências que será realizada na escola, na próxima quinta-feira (22), e contará com a participação dos técnicos do Idaf.

Texto: David A. Monteiro

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ David A. Monteiro

Tel.: (27) 3636-3774 / 98163-0601

comunicacao@idaf.es.gov.br

www.idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard