17/03/2023 14h20

Idaf promove planejamento participativo das ações educativas do órgão

Servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estiveram reunidos, nessa quinta (16) e nesta sexta-feira (17), no Escritório Central do órgão, em Vitória, para a 10ª reunião da Comissão de Educação Sanitária e Ambiental (Cesai) do órgão, ampliada para servidores convidados. O objetivo foi organizar o planejamento das ações educativas que serão desenvolvidas em todo o Estado ao longo de 2023.

O diretor técnico do Idaf, Janil Ferreira, enfatizou o valor dos trabalhos de educação sanitária e ambiental. “Juntamente com a Gerência de Educação, contamos com os servidores para que essas ações sejam cada vez mais fortalecidas dentro da instituição. Reconhecemos a relevância dessas abordagens e entendemos que é preciso o engajamento de todos para que elas se efetivem”, disse Ferreira.

No primeiro dia, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais as premissas para elaboração de projetos educacionais, com o pedagogo Ramires Mauricio Brilhante. “Antes de aplicarmos as técnicas, precisamos olhar o outro, além de despertarmos para a importância do que pretendemos comunicar, perpassando as dimensões espiritual, emocional, mental e física, que devem ser consideradas na definição dos projetos educativos”, destacou o pedagogo.

Ramires Brilhante ainda apontou a necessidade de que essas ações prevejam a definição de indicadores, possibilitando a avaliação posterior quanto ao cumprimento dos objetivos.

Para a gerente de Educação Sanitária e Ambiental do Idaf, Andressa Lemos Fernandes, é primordial o questionamento constante das práticas para reflexão e aprimoramento. “A Cesai constitui-se como um espaço muito valioso para que possamos oferecer subsídios, engajar e conscientizar os participantes quanto a essa atuação focada na educação e incorporada na rotina de trabalho. É fundamental criarmos oportunidades de escuta sensível, que favoreçam o diálogo e, assim, consigamos pensar juntos oportunidades de avançar nas estratégias educativas”, explicou a gerente.

De acordo com a técnica Jovana Sater, da gerência local do Idaf em Alegre, as ações de educação são essenciais para otimizar o trabalho técnico desenvolvido. “Temos um desafio enorme para conciliar todas as demandas, pois a atuação do Idaf é muito ampla, mas esse tipo de encontro é necessário para conhecermos outras experiências, unirmos esforços e nos programarmos de forma estratégica para alcançar os objetivos definidos”, compartilhou a técnica.

Cesai

A Comissão de Educação Sanitária e Ambiental foi criada em 2021, sob coordenação da Gerência de Educação Sanitária e Ambiental (Geduc). Atualmente, é composta por 20 membros e o objetivo é promover o engajamento dos servidores — que estão espalhados geograficamente e atuam em diferentes áreas — nas ações educativas realizadas pelo órgão.

Texto: Francine Castro

Assessoria de Comunicação do Idaf