06/07/2019 10h41

Idaf promove reunião de gestores dos municípios com equivalência do Susaf/ES

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), sediou, nessa quinta-feira (04), o 1º Encontro Periódico de Prefeitos e Secretários de Agricultura dos Municípios Com o Susaf/ES.

De acordo com a subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial, Carolina Dadalto, o objetivo da reunião foi promover a interação entre os municípios que já fizeram a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), além de discutir o futuro do sistema.

“Em maio, nos reunimos com as equipes dos Serviços de Inspeção dos municípios com adesão ao Susaf/ES. Dessa vez, nos reunimos com os gestores municipais, a fim de alinhar também com as lideranças as questões relativas a este importante sistema, visando a uma melhoria constante nos serviços de inspeção que o compõe e nas agroindústrias de pequeno porte do nosso Estado”, disse Dadalto.

Além do vice-prefeito de Domingos Martins, Romeu Luiz Stein, a reunião contou com a presença dos secretários de Agricultura dos cinco municípios com adesão ao sistema: de Domingos Martins, Ademiro Dettman; de Venda Nova do Imigrante, Alexandre Filete; de Castelo, Diogo Vivácqua de Lima; de Santa Maria de Jetibá, Egnaldo Andreatta e de Guarapari, Thereza Christina Hassen Santos de Barros.

O que é o Susaf/ES?

É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Na prática, isso significa que a comercialização desses produtores, inicialmente restrita ao município, poderá se estender ao Estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES.

Saiba mais no link abaixo: https://idaf.es.gov.br/susaf