01/06/2017 12h12

Idaf realiza 6º Encontro Anual de Orientação ao Estágio

Estagiários e supervisores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participaram nessa quarta-feira (31) do 6º Encontro Anual de Orientação ao Estágio, realizado em Vitória. O encontro foi promovido pela equipe psicossocial do Instituto e, este ano, teve como temática “Autogestão e Empregabilidade”.

 

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, o objetivo foi repassar aos estudantes a importância de investir na autogestão da carreira profissional, além de promover um momento de confraternização entre os servidores envolvidos nesse processo. “O órgão possui uma política de educação profissional em consonância com o Programa Jovens Valores (PJV) do Governo do Estado. Contamos com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogo e pedagogo para assegurar o cumprimento do objetivo social do PJV de inserção orientada ao jovem para o ingresso no mercado de trabalho e de conhecimento das políticas públicas”, explicou.

 

Segundo a assistente social do Idaf Grazieli Galvani Mariano Cardozo, o Idaf desenvolve intervenções específicas com o intuito de tornar este período de complementação estudantil proveitoso. “Entre as principais atividades desenvolvidas exclusivamente destacamos o acompanhamento do estagiário e do supervisor, treinamento, ambientação e acolhida, além do atendimento psicossocial, a programação do Dia do Estagiário e o próprio encontro anual”, conta Grazieli.

 

Na prática

 

De acordo com o médico veterinário Alan Paulo Moreira Teixeira, supervisor de estágio, este é um momento único na vida dos estudantes. “Sempre converso com a nossa estagiária e incentivo para que explore ao máximo esta oportunidade. O Idaf é um ambiente bastante rico, com diversas atividades reunidas em um único órgão. É possível se apropriar de muitas questões profissionais que certamente poderão ser usadas em qualquer ambiente, seja ele público ou privado”, comentou.

 

A estagiária Jhennyfer Silva Oliveira reconhece o incentivo do supervisor. “Tenho nele todo apoio que preciso. Ele sempre me orienta, me ouve, esclarece minhas dúvidas. Temos que aproveitar este momento porque na faculdade temos uma ideia resumida da nossa atuação”. Jhennyfer está cursando o 6º período de Medicina Veterinária e, desde janeiro deste ano, estagia no Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf.

 

Atualmente o Idaf conta com 40 estagiários ativos e 30 supervisores.

 

Jovens Valores

 

O “Jovens Valores” é um programa da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), criado em julho 2009, que oferece oportunidades de estágio em diversos órgãos da Administração Pública Estadual. O diferencial deste programa está no processo de seleção dos estudantes, que utiliza dois critérios: o mérito e, principalmente, os aspectos sociais.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel.: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard