Encontro reuniu representamos dos municípios que aderiram ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte.
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nessa segunda-feira (25), o 8º encontro periódico com representantes dos municípios com adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf). O encontro aconteceu no Instituto Baleia Jubarte, em Vitória.
Organizada pela equipe da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte do Idaf (Geapp), a reunião discutiu o tema “Análises laboratoriais em agroindústrias de pequeno porte” e contou com a participação dos médicos-veterinários Thiago Farias da Silva e Marcus Vinicius Rodrigues, do Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Idaf.
No evento, o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, disse que a missão do Instituto é continuar auxiliando cada vez mais os municípios a alcançar essa equivalência. “A pedido do governador Renato Casagrande, priorizamos a regularização de agroindústrias de pequeno porte. Quando assumimos esta gestão, apenas três municípios e oito agroindústrias tinham adesão ao Susaf. Hoje, estamos com nove municípios e 49 agroindústrias. Isso significa aumento da produção, da renda e também de postos de emprego”, salientou Mário Louzada.
Ele ressaltou ainda que as agroindústrias de pequeno porte podem agora utilizar o laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Idaf. “Apresentamos os serviços que são realizados pelo laboratório do Idaf, o único do Estado, que recentemente foi creditado à rede Brasileira da Qualidade do Leite (RBQL), estando apto a analisar as amostras enviadas pelas agroindústrias. Com um laboratório no nosso Estado, a economia será no custo financeiro e no tempo para as agroindústrias”, pontuou o diretor-presidente do Idaf.
A subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, Carolina Dadalto, explicou a importância da reunião periódica. “A presença de técnicos e especialistas da área enriquece as nossas discussões e serve para que o Idaf desenvolva práticas que contribuam para o fortalecimento da agroindústria de pequeno porte capixaba”, disse.
Participaram do encontro o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada; o diretor técnico Fabiano Grazziotti; o gerente da Agroindústria de Pequeno Porte, Marcos Paulo de Almeida, e representantes dos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) dos nove municípios que têm adesão ao Susaf.
Texto: Rafaely Lyra
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
comunicacao@idaf.es.gov.br