02/06/2022 16h19

Idaf realiza ações educativas em escolas públicas do Estado

Estudantes de escolas públicas localizadas em zonas rurais do Espírito Santo receberam, esta semana, as primeiras ações do projeto “Idaf na Escola”. Os trabalhos, desenvolvidos por servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), aconteceram nos municípios de Colatina, Baixo Guandu e Santa Teresa. Entre os assuntos abordados, estavam agrotóxicos, meio ambiente e resíduos sólidos.

Em Colatina, a ação foi realizada na Escola Municipal Comunitária Rural “São João Pequeno”, reunindo, aproximadamente, 45 alunos. O tema abordado foi agrotóxicos e pragas que atingem as lavouras. De acordo com um dos palestrantes, o engenheiro-agrônomo do Idaf Rafael Albane, os estudantes fizeram cartazes e leitura de agradecimento pela ação do Instituto na escola.

Em Baixo Guandu, os resíduos sólidos foram a pauta do encontro, que aconteceu na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Aládia T. Paiva", da localidade de Mascarenhas. Os alunos ainda foram apresentados sobre outras temáticas que serão abordadas pelo Idaf na escola, ao longo do ano.

Também teve início do projeto em Santa Teresa, na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Vale de Tabocas”, zona rural do município, reunindo em torno de 70 estudantes. Na ocasião, foi realizada abertura, com participação da equipe da Gerência de Educação Sanitária e Ambiental (Geduc) do Idaf e realizados jogos e dinâmicas educativas com a abordagem sobre meio ambiente.

No dia 14 de junho, o projeto também será iniciado em Alegre, na Escola “Oscar de Almeida Gama”, na localidade de Araraí. A ação será desenvolvida com alunos do 6º e 7º ano, com a palestra “Perigo na lavoura! Pragas  e agrotóxicos”.

Idaf na Escola

O projeto prevê a realização de ações de educação sanitária e ambiental em escolas públicas, prioritariamente em áreas rurais, de todo o Estado. O objetivo é propiciar ocasiões que levem os estudantes à observação e compreensão de sua realidade, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico e de valores relativos à defesa agropecuária e ambiental, bem como à defesa da saúde coletiva.

Para saber mais sobre o projeto, entre em contato com a Geduc pelo e-mail geduc@idaf.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3636-3812.

Texto: Francine Castro

Assessoria de Comunicação do Idaf