02/06/2023 10h10 - Atualizado em 07/06/2023 11h09

Idaf realiza capacitação dos Serviços de Inspeção Municipais com foco na adesão ao Susaf/ES

Integrantes dos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs) de 39 municípios e dois consórcios públicos de municípios participaram do evento.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nesta semana, a 6ª capacitação para os servidores que atuam nos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs) do Estado. O evento aconteceu em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES) e o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar). O encontro aconteceu durante os dias 30 e 31 de maio, no auditório do Sebrae, em Vitória.

Um total de 95 profissionais, entre médicos-veterinários e demais integrantes dos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) de 39 municípios e dois consórcios públicos de municípios participaram do evento. Nesta edição, os temas abordados foram “Orientações para formalização tributária e fiscal da agroindústria de pequeno porte”; “Estratégias para elaborar projetos e sistematizar planos de captação de recursos”; “Análises laboratoriais fiscais”; “Microrganismos e contaminação microbiana em alimentos de origem animal”; “Estudo de caso: aplicando os conhecimentos de microbiologia na elaboração de plano de ação após a detecção de microrganismos em agroindústrias”; e “Influenza aviária”.

O diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, reforça a importância da equipe da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp) para impulsionar o fomento dos SIMs e o desenvolvimento das agroindústrias, além de estimular a valorização dos produtos do Estado e o incentivo à melhoria da economia dos municípios. “O trabalho diferenciado da Geapp, no desenvolvimento do Susaf/ES, tem sido motivo de orgulho para o Idaf e destaque em todo País. O fortalecimento dos serviços pode ser notado, inclusive, pelo aumento da quantidade de municípios que aderiram ao Susaf/ES. Desde 2018, foram 10 novas adesões. Atualmente, são 12 municípios aderidos, 62 agroindústrias incluídas e mais de 400 produtos de origem animal de qualidade e seguros para a população capixaba", disse.

De acordo com a gerente de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp) do Idaf, Erica Machado, esses encontros tiveram início em 2018, com o objetivo orientar sobre o trabalho de inspeção sanitária de produtos de origem animal, com foco nas agroindústrias de pequeno porte. “A interação dos participantes e o interesse pelo aperfeiçoamento de seus serviços fez com que mantivéssemos os treinamentos de forma contínua, com novos temas a cada edição, sugeridos pelos próprios envolvidos, conforme a demanda na prática das atividades”, explicou.

Texto: Rafaely Lyra

Assessoria de Comunicação do Idaf