01/08/2019 19h45 - Atualizado em 01/08/2019 19h58

Idaf recebe consultores do Decred para discutir mudanças no crédito fundiário

A equipe da Unidade Técnica Estadual (UTE) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), recebeu, nessa terça-feira (30), os consultores do Departamento de Gestão do Crédito Fundiário (Decred), Andrea Lyra Connolly e Remilson Nunes Ferreira.

Com o objetivo de apresentar as novas condições e perspectivas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), a reunião abordou a retomada do programa com inicio das novas contratações, de acordo com a Resolução do Banco Central nº 4735, de 29 de julho de 2019.

Connoly pontuou que a reunião estabelece um contato inicial entre o Decred e a equipe da UTE, que irá receber um oficio circular com os procedimentos a serem seguidos a partir da publicação da nova resolução.

“Estamos no Idaf para conhecer a equipe da Unidade Técnica Estadual do Espírito Santo, ver como eles estão trabalhando e contribuir com as análises. Uma nova reunião acontecerá em setembro deste ano, com o objetivo de estabelecer os procedimentos que serão adotados para a liberação do crédito fundiário”, disse Connoly.

Para o coordenador do Núcleo de Projetos Especiais da UTE, Isidório Simões, a visita marca o início da reestruturação das atividades do setor. “A visita dos consultores do Decred é importante para orientar uma equipe recentemente renovada, alinhando procedimentos visando o atendimento e, provavelmente, ampliação das nossas metas”.

Sobre o PCNF

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de financiamento. Os recursos ainda podem ser usados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo e na contratação de assistência técnica e extensão rural (Ater). Além de adquirir a terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.

Texto: David A. Monteiro

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ David A. Monteiro

Tel.: (27) 3636-3774 / 98163-0601

comunicacao@idaf.es.gov.br

www.idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard