28/11/2018 10h45

Idaf tem dois projetos entre os finalistas do Prêmio Inoves

Dois projetos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estão entre os finalistas, na categoria “Ideia”, do Ciclo 2018 do Prêmio Inoves, organizado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

 

A relação dos finalistas foi divulgada nessa terça-feira (27) pela Coordenação do Prêmio, contemplando 11 iniciativas na categoria em questão. Dos 101 projetos classificados nas três categorias (Ideia, Projeto em Desenvolvimento e Projeto de Resultados), 32 seguiram para a etapa final.

 

Projetos classificados

 

Dentre os projetos contemplados, está o “AlertGreen - Sistema de Alerta para Monitoramento de Diaforina citri, vetor do Greening”, de autoria do engenheiro-agrônomo do Idaf em Alegre, Ringo Souza Batista, que desenvolveu a ideia juntamente com o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper). Trata-se de um sistema para monitoramento do Greening (praga que atinge a cultura do citros), que visa manter o Estado como área livre dessa doença.

 

Segundo Ringo, a coleta dos insetos no campo e o exame laboratorial de diagnose do agente causador da doença já estão sendo realizados. Além disso, está sendo desenvolvido um protótipo do sistema para a execução da ideia, com a participação de citricultores, responsáveis técnicos e profissionais da defesa vegetal do Idaf.

 

Outro projeto classificado foi “Implantação de cadastro único de produtor rural no Espírito Santo”, da subgerência de Defesa Sanitária Animal. Segundo Luciana Caldas Zetun, médica-veterinária responsável pela proposta, o objetivo é desburocratizar e simplificar o acesso do produtor rural ao serviço público estadual. “A ideia é que haja um sistema de cadastro único, on-line, com informações fundiárias, produtiva, agrária e geográfica de cada produtor rural, estabelecendo uma identidade desse usuário no Estado e facilitando o acesso aos serviços públicos. Além disso, é importante que possamos integrar o banco de dados dos diversos órgãos relacionados ao setor agropecuário e padronizar a relação de documentos solicitados”, explicou Zetun.

 

Premiação

 

As iniciativas vencedoras serão anunciadas no dia 07 de dezembro. Os vencedores receberão recursos de até R$ 40 mil, em uma parceria estabelecida com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), além de apoio técnico do Laboratório de Inovação na Gestão da Seger (LAB.ges), para aplicação em seu desenvolvimento.

 

Em 2013, o Idaf conquistou o primeiro lugar na categoria “Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação” do Prêmio Inoves. O projeto vencedor foi o “Idaf - Modernizar é Preciso”, que destacava a implementação do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam) pelo então Departamento de Recursos Naturais Renováveis, atual Gerência de Licenciamento e Controle Florestal.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Denys Lobo

Texto: Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774
comunicacao@idaf.es.gov.br

www.idaf.es.gov.br

Tópicos:
Inoves
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard