21/02/2020 18h58

Laboratório de Análise do Leite do Idaf passa por auditoria de credenciamento

O Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foi auditado, de terça-feira (18) a quinta-feira (20), pela equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é obter o credenciamento junto à Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL).

 

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, essa é mais uma etapa para colocar o Espírito Santo em posição de destaque no Brasil, beneficiando toda a cadeia agropecuária e da saúde pública. “Em novembro, tivemos a acreditação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) de todos os laboratórios do órgão. O objetivo agora é obter o credenciamento para que possamos tornar as análises oficiais perante o Ministério e, assim, reduzir o custo para os nossos produtores e criadores, que deixarão de enviar as amostras para outros estados”, disse.

 

De acordo com o gerente de diagnóstico laboratorial do Idaf, Thiago Farias da Silva, foi auditada a gestão técnica e da qualidade, além de recursos humanos, estrutura, entre outros quesitos. “Com a acreditação e o credenciamento, além do reconhecimento internacional, o laboratório do Idaf passa a emitir laudos reconhecidos pelo Ministério da Agricultura”, explicou.

 

Em março, o Idaf recebe novamente auditores do Mapa, no segmento de sanidade animal, para credenciar os laboratórios de Diagnóstico da Raiva e de Anemia Infecciosa Equina (AIE).

 

Texto: Francine Castro

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Idaf

Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter

 (27) 3636-3774 / (27) 99237-5308

comunicacao@idaf.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard