03/06/2022 17h04 - Atualizado em 06/06/2022 17h59

Laboratório do Idaf terá sistema on-line para resultados de análise da qualidade do leite

Com nova tecnologia resultados serão mais rápidos e on-line.

O diretor-presidente do
Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, e a equipe responsável pelo funcionamento do Laboratório de Análise da Qualidade do Leite: Thiago Farias, Priscila Firmino e Marcus Vinícius Rodrigues, estiveram esta semana, na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora, Minas Gerais, para conhecer um software capaz de modernizar os processos técnicos e de gestão do laboratório de análise da qualidade do leite.

Após conhecerem o funcionamento do software, a equipe trabalha para que ele seja implantado, ainda nesse semestre, no Laboratório de Análise da Qualidade do Leitedo Espírito Santo. O software facilitará o acesso aos dados e resultados laboratoriais em tempo real, ou seja, tanto laticínios quanto cooperativas e produtores rurais poderão acompanhar a realização das análises, bem como acessar resultados e históricos.

Para o diretor-presidente do Idaf, o laboratório trará grandes ganhos para todo o segmento leiteiro do Estado. “Hoje grandes cooperativas buscam por resultados mais ágeis e digitais e, em breve, poderemos oferecer esse serviço. Temos o único laboratório estadual vinculado à Rede Brasileira da Qualidade do Leite do País, que passou, recentemente, no governo Casagrande por melhorias na infraestrutura e adquiriu mais uma linha de equipamentos. Os laticínios, cooperativas e produtores não precisarão mais realizar esse serviço fora do nosso Estado, porque teremos aqui deforma acessível, mais econômica e próxima a todos”, disse.

Monteiro ainda ressaltou a importância da inserção de mais tecnologia no laboratório. “Quero agradecer àEmbrapa, que está disponibilizando o sistema sem custo nenhum para o Idaf, e desde o início, quando os contatei, foram solícitos e parceiros. Vale ressaltar que o Idaftambém é o órgão que mais oferta serviços on-line para a população, facilitando o atendimento ao cidadão, a diminuição do tempo para a execução da demanda e a satisfação dos usuários, pontuou.

Texto:
Rafaely Lyra