31/05/2017 17h04

Mais de 200 estudantes de Itaúnas são orientados sobre incêndios florestais

“Fogo: evite esta prática”. Esse foi o tema da palestra apresentada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), nesta quarta-feira (31), para mais de 200 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benênio Falcão de Gouvêa, na vila de Itaúnas, distrito de Conceição da Barra.

A palestra, apresentada pelo engenheiro agrônomo do Instituto Ivan Junior de Souza Vieira, faz parte do “Evento sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais” promovido pelo Parque Estadual de Itaúnas, ligado ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Segundo Ivan Vieira, é essencial que haja esse tipo de conscientização junto à população. “O alerta é importante para todos, mas sabemos que essa região sofreu com recorrentes incêndios florestais, por isso, é fundamental reforçar algumas orientações para evitar essas ocorrências, que causam grandes prejuízos ao ecossistema e também aos produtores rurais. Nossa recomendação é para que o uso do fogo seja evitado, uma vez que pode levar ao empobrecimento do solo, além do risco de se propagar em direção a remanescentes florestais, indústrias, estabelecimentos comerciais e centros urbanos. Caso seja realmente necessário, é preciso solicitar autorização ao Idaf e é fundamental que as recomendações do órgão sejam seguidas”, explicou.

É importante que, ao ver um incêndio, a população informe ao Corpo de Bombeiros pelos números 190 ou 193. A ligação é gratuita.

Diversidade biológica

Itaúnas abriga importantes ecossistemas litorâneos, com formações de restinga, floresta de tabuleiro, manguezais, alagados e dunas, contemplando uma expressiva diversidade biológica.

O evento

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Conceição da Barra, Idaf, Corpo de Bombeiros, Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio), EMEF Benônio Falcão de Gouvea, Escola Estadual de Ensino Médio Dunas de Itaúnas, CMEI Ciranda Cirandinha e Grupo Cricoarte: Plantando Sementes, entre outras empresas da região.