22/09/2017 17h26

Ministério Público conhece panorama do CAR no Espírito Santo

Promotores do Ministério Público Estadual (MPES) conheceram, nesta sexta-feira (22), o panorama atual de adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Espírito Santo. A apresentação foi feita pelo chefe da Seção de Controle Florestal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf), Pedro Heyerdahl de Sá, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Vitória.

 

Organizado pelo Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (Caoa) do MPES, o evento também contou com outras palestras relacionadas ao CAR, como “A importância do CAR na proteção da Mata Atlântica”, “Programa de Regularização Ambiental”, “Reflorestar”, entre outras.

 

Para Pedro Heyerdahl essa foi uma oportunidade de conferir mais visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido de forma massiva pelos servidores do Idaf em praticamente todos os municípios do Estado. “Embora ainda haja um número grande de propriedades com o cadastro pendente, o Espírito Santo tem um diferencial no que se refere ao percentual de cadastros já validados. Na maioria dos Estados, inicialmente está sendo feita a inscrição para que posteriormente os órgãos ambientais validem. Essa etapa está acontecendo de forma concomitante aqui”, explicou o engenheiro agrônomo.

 

Além dos promotores que atuam na área ambiental, participaram do encontro representantes da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), além de alguns prefeitos.

 

 

Números no ES

 

Os números registrados até junho mostram que cerca de 45% das propriedades já estão em dia com a obrigatoriedade. São mais de 59 mil imóveis cadastrados e mais de 47 mil desses já estão validados pelo Idaf.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard