19/06/2018 17h02 - Atualizado em 19/06/2018 17h41

Orientações sobre tuberculose serão apresentadas na região do Caparaó

Produtores rurais da região do Caparaó terão a oportunidade de participar, na próxima quinta-feira (21), do Seminário de Conscientização da Tuberculose, que acontecerá a partir de 10h, em Ibitirama. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, contará com palestras de representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

 

Segundo o médico-veterinário do Idaf Juliano Pereira Chaves, o seminário é aberto ao público e direcionado principalmente aos produtores rurais da região do Caparaó. Ele explica que a tuberculose é uma doença causada por uma bactéria, que afeta os bovinos, podendo atingir também o homem (zoonose). “É importante conscientizar os produtores quanto à importância do exame para detecção da doença. A maioria dos animais infectados podem não apresentar sintomas, mas eliminar a bactéria no ambiente e no leite. Por isso, é fundamental identificar os casos positivos e eliminá-los do rebanho. Além disso, o Idaf deve ser imediatamente notificado”, alertou.

 

A doença

 

A transmissão da tuberculose em bovinos pode ocorrer por via respiratória (contato com secreções de animais infectados) ou ingestão de leite e derivados crus. A doença causa prejuízos, como queda na produção de leite, perdas na produção de carne, condenação, no abatedouro, de carcaças com lesões, além da morte dos animais.

 

Os seres humanos podem ser acometidos ao consumirem leite cru ou mal fervido e seus derivados e carnes provenientes de animais abatidos sem inspeção oficial ou por entrarem em contato com animais doentes.

 

O município de Ibitirama tem apresentado diversos focos de tuberculose em bovinos. Até o momento, sete propriedades foram envolvidas, com 50 animais positivos e 46 com exames em análise. Há focos também em municípios vizinhos, como Alegre, Dores do Rio Preto, São José do Calçado e Conceição do Castelo.

 

Serviço:

Seminário de Conscientização da Tuberculose

Data: 21 de junho (quinta-feira)

Horário: 10h

Local: CRAS Ibitirama (Avenida Anísio Ferreira da Silva, 54 – Centro)

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ Denys Lobo

Texto: Francine Castro

Tel.: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard