Uma equipe de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Suínos e Aves realiza, nesta terça (04) e quarta-feira (05), no município de Santa Maria de Jetibá, mais uma etapa do projeto de implantação de boas práticas de produção para auxiliar no processo de registro das granjas. A ação conta com apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Associação dos Avicultores do Estado (Aves) e da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi).
As visitas no Estado tiveram início em junho, quando foram selecionadas para participar do projeto três granjas avícolas comerciais de postura nas quais as práticas de produção vêm sendo implementadas. Neste momento, a equipe retorna ao município para verificar se os procedimentos operacionais padrões (POP) sugeridos foram adotados com êxito e fornecer outras orientações.
Segundo a médica veterinária do Idaf, Luciana Fischer, com as implantações das boas práticas de produção, o produtor terá subsídio para obtenção do registro de granja comercial.
Projeto de boas práticas
A ação integra o projeto “Boas Práticas de Produção na Postura Comercial – BPP Ovos”, liderado pela Embrapa Suínos e Aves. O objetivo é refletir sobre a sustentabilidade da cadeia produtiva de ovos, primando pela biosseguridade dos plantéis, a preservação ambiental, a qualidade dos alimentos e a saúde e o bem-estar das aves e dos trabalhadores rurais.
O projeto é voltado para pequenos e médios produtores que realizam o alojamento das galinhas de postura em galpões do tipo californiano. Além do Espírito Santo, os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul também estão sendo contemplados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br