20/05/2022 12h55 - Atualizado em 20/05/2022 13h45

Polícia Militar Ambiental realiza Operação Curupira II em Santa Teresa com apoio do Idaf

Fiscalização teve foco no combate ao desmatamento ilegal, parcelamento irregular de solo e agressões de forma geral ao ecossistema.

A Polícia Militar do Espírito Santo, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), realizou, nessa quinta-feira (19), a Operação Curupira II, no município de Santa Teresa. O local foi escolhido por ter um grande fragmento de Mata Atlântica preservada e em recuperação.

No total, 22 policiais e oito técnicos do Idaf participaram da ação, que tem o foco no combate ao desmatamento ilegal, parcelamento irregular de solo e agressões de forma geral ao ecossistema.

Durante a operação, foram constatados na região de Santo Anselmo, Córrego Sujo e Tabocas, um total de três supressões de vegetação nativa, em sua maioria, em estágio médio de regeneração, somando, aproximadamente, 22 mil metros quadrados. Também foram flagrados duas intervenções em Área de Proteção Permanente (APP), uma construção de poço escavado com afloramento de lençol freático e o início de queima de vegetação nativa que foram dispostas em leiras.

O comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), tenente-coronel Cosme Carlos da Silva, destacou a parceria entre a Unidade Especializada da PMES e o Idaf. “Os resultados obtidos dessas operações têm sido uma ferramenta estratégica e tem surtido efeito positivo para o meio ambiente. Continuaremos trabalhando para coibir os crimes relativos ao meio ambiente nas montanhas capixabas”, disse o comandante.

Para o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, por meio do acordo de cooperação técnica, firmado recentemente entre o Idaf e o BPMA, as ações de proteção às florestas do Estado ganham mais força. “O Idaf e a Polícia Ambiental, sempre foram parceiros e atuam juntos, para proteger a Mata Atlântica capixaba, um dos biomas mais biodiversos do mundo, importante para a regulação do clima e do abastecimento de água. Em breve, deve acontecer novas operações para coibir o desmatamento irregular em todo Estado. Vale ressaltar que os infratores serão autuados e as áreas embargadas para recuperação do dano ambiental”, afirmou Monteiro.

 

Denuncie desmatamento irregular

As fiscalizações ambientais pelo BPMA continuarão, de modo a contribuir com o bem-estar das gerações de hoje e do futuro. O cidadão pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais por meio do número 181, ou pelo site www.disquedenuncia181.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Polícia Militar
Fernanda Bollis / Priscila Barcelos
(27) 3636-1577 / 99862-4006 e (27) 3636-1573 / 98802-3244
comunicapmes@gmail.com           


Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard