26/12/2017 13h54 - Atualizado em 26/12/2017 13h57

Profissionais do futuro: estagiários que fazem a diferença

Lucas Silva e Tobias Pinon, de Itapemirim

Poderia ser apenas o cumprimento da grade curricular obrigatória ou a bolsa de complementação educacional. Mas alguns estagiários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foram além e fizeram a diferença: tanto para a instituição quanto para suas trajetórias profissionais.

 

É o caso de José Ferreira Raymundo Júnior, estudante do curso de Administração, que estagiou no escritório Regional do Idaf em Nova Venécia por um ano. Ele desenvolvia atividades administrativas de controle, remessa e tramitação de documentos, requisições e controle de almoxarifado, entre outras funções. “Júnior demonstrou comprometimento com a instituição. Estava sempre atento com relação às demandas do órgão, focado nas atividades administrativas e interessado na área técnica. Prezava pela organização, pontualidade e desde o início demonstrou proatividade na execução de suas tarefas, além de ser uma pessoa de fácil relacionamento”, contou a administradora do Idaf Elistraude Schoeffer Tonn, que atuou como supervisora do estudante.

 

Há dois meses Júnior foi efetivado como auxiliar de produção numa cooperativa de laticínios da região. “Fiquei muito feliz quando fui selecionado pelo “Jovens Valores”. Morava na zona rural e tinha poucas expectativas em relação ao futuro pessoal e profissional. Vi no estágio a oportunidade de mudar minha vida. Procurei conhecer ao máximo o órgão e também outras atividades relacionadas à administração pública. Tive a felicidade de contar com uma equipe de trabalho muito profissional, atenciosa e unida.  Com eles pude aplicar os estudos da faculdade na prática, aprendi a me comportar em diversas situações e adquiri experiência necessária para ter confiança no meu potencial e buscar novos horizontes. Dessa forma, resolvi participar de um processo seletivo de uma empresa  que é referência nacional na produção de derivados do leite e fui selecionado. Sou muito grato à equipe que sempre demonstrou preocupação com meu crescimento. Foi muito importante para mim”, relembra.

 

De Itapemirim vem o exemplo de Lucas Duarte Caldas da Silva, que está cursando o último período do curso de Engenharia Florestal e ingressou no Instituto pelo programa de estágio obrigatório “Gênios de Valor”. Para seu supervisor, Tobias Baruc Moreira Pinon, engenheiro florestal do Idaf, a experiência tem sido única.

 

“Foi além das minhas expectativas. Lucas iniciou o estágio há dois meses e tem contribuído com todas as atividades executadas, tanto no escritório quanto em campo. Ele já tem desenvolvido trabalhos de elaboração de croquis, levantamentos de campo, auxílio na execução de palestras, além de compartilhar conhecimento técnico recém-adquirido da universidade, acompanhar vistorias, entre outros. Acredito que essa prática será fundamental para que futuramente ele tenha um bom desempenho no mercado de trabalho”, disse.

 

Lucas contou que soube da vaga por um professor. “Temos como pré-requisito o cumprimento de 330 horas de estágio para obtenção do diploma. Ter a oportunidade de atender a essa exigência no Idaf foi muito positivo, pois pretendo atuar como consultor ambiental e tem sido bastante proveitoso poder entender o funcionamento do órgão ambiental e os trâmites em um órgão público. Acho que a postura do orientador também faz toda a diferença para o desenvolvimento do estagiário. Tive a sorte de contar com uma pessoa experiente, competente e que tem me passado confiança para que eu possa aplicar meu conhecimento da academia”, opinou o estagiário, que foi membro-fundador da empresa júnior de consultoria florestal da Ufes em Alegre, onde atuou como diretor de projetos e vice-presidente.

 

Escolhas

 

A partir da experiência do estágio, Jhennyfer Silva Oliveira ampliou seu conhecimento quanto às possibilidades de atuação em sua área. Ela cursa o 7º período de Medicina Veterinária e, desde janeiro deste ano, estagia no Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf pelo “Jovens Valores”.

 

“Tinha uma visão mais simplificada, não conhecia o trabalho de inspeção sanitária, por exemplo. Conheci aqui muitas atividades que nem sabia que existiam. Além de me ajudar no aprendizado na faculdade, que concluo em 2019, também será importante para que eu defina qual caminho vou seguir profissionalmente. Tenho todo apoio do meu supervisor, que está sempre disposto a ensinar e esclarecer minhas dúvidas e me insere, inclusive, nos trabalhos práticos, como as vistorias, por exemplo”.

 

O supervisor Alan Paulo Moreira Teixeira, chefe da Seção de Inspeção e Fiscalização de Produtos de Origem Animal, conta que sempre se preocupou em contribuir para o crescimento da estagiária. “O Idaf é um ambiente bastante rico, com diversas atividades reunidas em um único órgão. É possível se apropriar de muitas questões profissionais que certamente poderão ser usadas em qualquer ambiente, seja ele público ou privado. Acho que esta é uma fase muito rica, que pode somar bastante na formação profissional, além de ser uma oportunidade de se inserir no mercado de trabalho e conhecer melhor tanto a parte técnica, específica de cada área de atuação, quanto a parte administrativa, inerente a praticamente todas as profissões. Por isso, desde o início, deixei claro pra ela que não deveria deixar passar nada. É o momento de aprender e crescer, explorar ao máximo”, contou.

 

Estágios no Idaf

 

O Idaf dispõe de duas modalidades de estágio. O programa “Jovens Valores”, oferecido por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), contempla um processo de seleção a partir da adequação do candidato ao perfil da vaga e sua classificação a partir de critérios socioeconômicos. O estágio possui bolsa de complementação educacional.

 

Já o “Gênios de Valor” é um projeto de estágio obrigatório, específico do Idaf, que visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular. Caracteriza o estágio cuja carga horária seja requisito para aprovação e obtenção de diploma. O encaminhamento dos estudantes é feito pelas instituições de ensino conveniadas previamente ao Idaf e não é concedida bolsa de complementação estudantil.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel.: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard