Servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participaram, nesta terça-feira (8), da 11ª Reunião Técnica da Comissão de Educação Sanitária e Ambiental (Cesai) do órgão, que aconteceu na sede do Instituto, em Vitória. O objetivo foi fortalecer e otimizar as ações educativas desenvolvidas em todo o estado.
De acordo com a gerente de educação sanitária e ambiental do Idaf, Andressa Lemos Fernandes, este foi um momento de alinhamento de algumas ações que vem sendo desenvolvidas pela Cesai e também uma oportunidade de conhecer e saber como contribuir com as atividades executadas em âmbito federal. “Esperamos, com isso, somar conhecimento aos servidores que se empenham nesse segmento e que esses trabalhos se reverberem nas ações educativas realizadas pelo Idaf em todo o estado”, disse Andressa Lemos.
Programa Nacional de Educação Sanitária
O encontro contou com a participação da chefe do setor de Educação Sanitária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Seduc/Mapa), Juliana do Amaral Moreira Conforti Vaz, que abordou estratégias e ações de implementação do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), que envolverá todos os órgãos de defesa agropecuária do país.
Ela destacou, ainda, o papel do técnico educador e o modelo de educação participativa. “É importante sempre repensarmos nossas práticas e não estagnarmos, levando sempre em conta que devemos ser facilitadores do aprendizado. O nosso público, enfatizando aqui o produtor rural, é o ator principal. Cabe a nós, fiscais, estabelecermos uma relação dialógica, contribuindo para a transformação dos envolvidos, que, consequentemente, leva à mudança de atitude. Precisamos focar a proximidade com esses sujeitos para promovermos uma construção coletiva”, destacou Juliana Vaz.
Participaram também do evento representantes da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/ES), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves).
Proesa
Instituído em 2008, o Proesa está inserido no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e é coordenado pela Secretaria de Defesa Agropecuária, por meio do Seduc/Mapoa.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br