Os procedimentos de defesa ou recurso administrativo de autuações do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) já podem ser protocolados de forma on-line. A mudança visa conferir mais agilidade nos processos, além de facilitar o acesso do cidadão ao serviço.
De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o Instituto tem seguido as premissas do Governo do Estado para transformação digital. “Precisamos avançar na oferta de serviços oferecidos de modo digital e temos envidado esforços para isso, com apoio do Escritório Local de Processos e Inovação (ELPI) do Idaf. Além de mais transparência, nosso foco também está na agilização dos procedimentos, tornando-os ainda mais acessíveis à população”, declarou Louzada.
O protocolo on-line de defesas e recursos deve ser feito pelo Acesso Cidadão (e-Docs). O Idaf desenvolveu um manual, detalhando os procedimentos para encaminhamento dos pedidos. O documento está disponível em: https://idaf.es.gov.br/manuais-orientativos, em “Área Administrativa”. O protocolo on-line é válido para autuações realizadas a partir de 1º de janeiro de 2021.
Gestão e Inovação
Com cerca de 115 serviços voltados para os cidadãos, o Idaf tem trabalhado, por meio do ELPI, na normatização de todas as atividades. De acordo com o coordenador do ELPI no Idaf, Guilhermo Recla, com a elaboração das normativas desses procedimentos, será possível estruturar o atendimento pelo e-Docs.
“Atualmente, já temos a Unidade Técnica Estadual (UTE/Idaf), cujos processos são, em sua totalidade, tramitados pelo e-Docs, e, alguns outros, como projeto-piloto. Mas o ELPI, que reúne representantes das áreas meio e fim, tem se reunido de forma constante para pensar novas estratégias e avanços nos serviços oferecidos à população”, destacou Recla.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308