18/04/2019 15h05 - Atualizado em 22/04/2019 16h26

Representantes de Alegre se reúnem com Idaf para discutir adesão ao Susaf/ES

Na última semana, a equipe da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp) reuniu-se com representantes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Alegre para tratar da adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES). A reunião marca o início do planejamento para melhor estruturação e fortalecimento do SIM, visando habilitá-lo para adesão ao sistema.

De acordo com a subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, a médica-veterinária Carolina Dadalto, esta reunião é o primeiro passo para o processo de adesão ao Susaf/ES. “Alegre possui um número relevante de agroindústrias e a equivalência será um passo importante para o desenvolvimento agroindustrial do município”, disse.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Rural de Alegre, Alessandra Vasconcelos, a prefeitura não mede esforços para cumprir os requisitos e atender à demanda de adesão ao sistema por parte dos produtores do município. “Contamos com 16 agroindústrias de pequeno porte, que hoje são responsáveis por uma maior diversidade da produção do município. Com o Susaf/ES, esperamos ampliar esse número, além de possibilitar o aumento da renda dos produtores locais”, ressaltou.

O Susaf/ES promove a equivalência entre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Isso significa que a comercialização desses produtores, inicialmente restrita ao município, poderá se estender a todo o Estado, desde que o município tenha aderido ao sistema.

Texto: David A. Monteiro

Francine Castro / David A. Monteiro