Os engenheiros agrônomos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) Pedro Heyerdahl de Sá e Fabricio Zanzarini participam, durante toda esta semana, do 4º Encontro de Implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que acontece em Brasília. O evento teve início nessa segunda-feira (31) e segue até quinta (03), reunindo representantes dos órgãos estaduais de meio ambiente.
O objetivo é apresentar e discutir com os participantes as novidades do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), como o Programa de Regularização Ambiental (PRA).
Segundo Pedro Heyerdahl de Sá, que atua na chefia da Seção de Controle Florestal do Idaf, esse tipo de encontro é importante para conhecer as experiências exitosas de outros locais. “É um momento de troca bem produtivo. O Espírito Santo tem feito um bom trabalho de cadastro, com aproximadamente 45% das propriedades inscritas, sendo que a maior parte dessas já estão devidamente validadas pelo Idaf”, disse.
Programa de Regularização Ambiental
Durante a programação será debatida a implementação do PRA nos Estados e analisado o Termo de Compromisso que deve ser gerado após a adesão dos proprietários ao Programa. O PRA ainda não foi regulamentado no Espírito Santo justamente porque aguarda as orientações e definições em andamento, bem como a discussão do Governo Federal com os Estados.
Segundo Zanzarini, a ideia é que com as informações compartilhadas neste encontro, o Estado tenha a base necessária para efetivar essa regularização.
O PRA estabelecerá prazos e ações de recuperação ambiental nos casos em que a propriedade não esteja em conformidade com a legislação vigente.
Oficina de Integração
Nos dias 03 e 04, os representantes do Idaf participam, ainda, da 2ª Oficina de Integração do Sicar, que reúne os Estados que contam com sistema próprio de cadastro, como é o caso do Espírito Santo. O CAR das propriedades capixabas é desenvolvido por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam).
O objetivo é definir alguns ajustes necessários para realizar a integração de dados dos sistemas próprios ao Sicar.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774