Na próxima quarta-feira (08), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com o Sindicato Patronal Rural de São Mateus, promoverá reunião para debater a sanidade dos equídeos (cavalos, burros, mulas, jumentos, pôneis). A palestra será ministrada pelos médicos veterinários do Idaf José Dias Porto Júnior e Adriana Pereira Rampinelli.
O objetivo é orientar os criadores quanto à importância do cadastro dos animais junto ao Idaf, além de esclarecer dúvidas sobre cuidados que devem ser adotados. “Abordaremos ainda questões relativas ao transporte dos animais, Guia de Trânsito Animal (GTA), exames obrigatórios, entre outras”, disse.
Atualmente, existem cerca de 2.380 equídeos em São Mateus cadastrados junto ao Idaf.
Cadastro
Para fazer o cadastro, os proprietários de equídeos devem comparecer a um dos escritórios do Idaf, apresentando documento de identificação (RG e CPF), comprovante de residência e cópia da escritura da propriedade (ou outro documento que comprove a posse).
No caso de equídeos mantidos em parques de exposições, clubes, hípicas ou similares, é preciso também um documento que comprove a autorização do dono do espaço (contrato de aluguel, declaração de concessão de uso ou contrato de arrendamento de pasto, por exemplo). Caso o espaço seja público, é preciso fornecer a autorização do órgão responsável pelo local.
O cadastro deve ser atualizado sempre que houver alteração no rebanho (nascimentos, mortes, entrada e saída de animais).
Serviço:
Data: 08 de novembro (quarta-feira)
Horário: 18h30
Local: Sede do Sindicato Patronal Rural de São Mateus (Av. Jones Santos Neves n° 23 – Centro)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774