09/06/2017 15h45

Semana do Meio Ambiente em Pedro Canário tem participação do Idaf

Recolhimento de embalagens de agrotóxicos, mesa-redonda, palestra para estudantes, momento cultural. Essa foi uma parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Pedro Canário, que contou com a participação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semag) teve início na segunda-feira (05) e foi encerrado nesta sexta (09).

Segundo o engenheiro agrônomo do Idaf Ronaldo de Almeida, ações como essa são importantes para conscientizar as pessoas quanto ao papel de cada um na preservação do meio ambiente. “A destinação correta das embalagens de agrotóxicos, por exemplo, é de responsabilidade do produtor. O descarte inadequado pode contaminar rios e solos ou mesmo colocar em risco a saúde de sua própria família”, explicou.

A mesa-redonda contou com a participação de representantes do Idaf, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Sindicato Rural, da Semag e da comunidade. De acordo com o técnico do Idaf Miquéias Alves Silva, essa foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas dos produtores. “É essencial ouvir a comunidade, conhecer os anseios e as demandas com relação aos problemas ambientais. O Idaf está sempre de portas abetas, mas esses debates pontuais geralmente são bastante esclarecedores”, disse.

Idaf na Escola

Mais de 300 crianças foram atendidas na Escola Municipal de Cristal do Norte, em Pedro Canário, com a palestra "Agrotóxicos – Quanto Menos, Melhor”, que integra o programa “Idaf na Escola”; um projeto que desenvolve temas relacionados às atividades do órgão junto aos estudantes de escolas públicas de todo o Estado.