11/11/2022 16h30 - Atualizado em 11/11/2022 16h31

Servidoras do Idaf vencedoras do prémio Biguá de Sustentabilidade realizam workshop para estudantes em Nova Venécia

O workshop foi realizado entre os dias 07 e 10 de novembro para 116 alunos do Ensino Médio e Técnico em Agronegócio.

As servidoras do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) Simone Scalzer, Stella Cintie de Souza e Diorrane Cozzer, que conquistaram o 3º lugar no prêmio Biguá Sustentabilidade, edição Norte e Noroeste, realizaram um workshop para alunos do Ensino Médio e Técnico, com o objetivo de continuar o trabalho de orientação voltado para o desenvolvimento rural sustentável do distrito de Guararema, no município de Nova Venécia, e a atenção à saúde única na região.

Vencedoras na categoria poder público do prêmio, com a inscrição do projeto de recuperação de uma nascente do distrito de Guararema, em Nova Venécia, as servidoras desenvolveram a atividade entre os dias 7 e 10 de novembro, na Escola de Ensino Fundamental Médio e Técnico (EEFMT), Alarico José de Lima. O workshop reuniu 116 alunos em 11 palestras, dias de campo e aula prática sobre os temas agricultura sustentável; a importância dos documentos rurais para a seguridade social do homem e da mulher do campo; e o uso consciente de agrotóxicos.

O evento teve a participação de técnicos do Idaf, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), além de professores da escola do curso técnico em Agronegócio.

A servidora do Idaf Stella Cintie de Souza disse que a escolha da comunidade se deu devido à concentração de moradores que vivem da agricultura familiar. “Primeiro, realizamos em Guararema uma ação de preservação de uma importante nascente que faz parte da bacia do Rio São Mateus, que beneficia mais de cem mil pessoas. Foi um trabalho pontual com os jovens da escola Alarico José Lima”, destacou.

Segundo ela, o trabalho desenvolvido foi primeiramente apresentado no prêmio Biguá Sustentabilidade. “Depois, fomos convidadas pela escola a voltar na comunidade para realizar um trabalho mais intensivo com esses alunos, já que muitos deles são filhos de produtores rurais e vão trabalhar no campo depois que terminarem o curso. Acreditamos que a educação ambiental e sanitária para os jovens é o melhor caminho para incentivar a prática sustentável e assegurar a saúde única no meio rural”, disse Stella Souza.

Para a servidora Simone Scalzer, foi um momento de muito aprendizado e troca de experiências “É importante realizarmos ações fora da nossa rotina dentro do Órgão e estarmos mais próximos dos produtores e trabalhadores rurais. Queremos levar informações de qualidade para garantir o melhor resultado do trabalho realizado no campo, como, por exemplo, na defesa agropecuária, além de conscientizar todos os capixabas sobre o dever de proteger o meio ambiente”, comentou.

Simone Scalzer também agradeceu a participaram de todos no workshop, principalmente os alunos do curso técnico, que terão a responsabilidade de disseminar as informações e usarem na carreira profissional.

“Vai pra roça”

As três servidoras também são idealizadoras do projeto “Vai pra roça”, que busca orientar os estudantes de escolas agrícolas, técnicos profissionalizantes e superior na área de atuação do Idaf, além de produtores rurais, por meio de palestras, parceria com a comunidade local e aulas práticas sobre a defesa agropecuária e florestal.

O “Vai pra roça” trabalha a comunicação social voltada para o desenvolvimento rural sustentável, ou seja, uma agricultura forte e fomentada sem afetar o meio ambiente. “Levamos orientações sobre a proteção dos recursos naturais, atividades de preservação de nascentes, plantio de árvores e o cuidado com o uso de agrotóxicos, Também orientamos sobre a importância da defesa agropecuária com preocupação não só com a produção animal, mas para quem o maneja e consome os alimentos de origem animal”, pontuou Diorrane Cozzer, servidora do Idaf.

 

Texto: Rafaely Lyra

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard