06/10/2016 12h04 - Atualizado em 06/10/2016 12h07

Servidores de Guarapari recebem orientações sobre diagnóstico da raiva

Aproximadamente 300 servidores, entre agentes de saúde, comunitários e de combate a endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapari participam, nesta quinta-feira (06), de capacitação sobre raiva animal. O encontro, organizado em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, conta com a participação dos médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Karina Miranda Marinho e Luiz Fernando Pereira Vieira.

Segundo Karina, responsável técnica do Laboratório de Raiva do Idaf, o objetivo é explicar um pouco da doença para esses profissionais e apresentar o número de casos registrados no Estado. “Em 2016, já foram realizados 494 exames, sendo 29 positivos (21 em animais de produção e oito em morcegos). Os exames permitem que o Idaf identifique os locais de maior incidência da doença e sua intensidade para que, assim, tenha condições de direcionar as ações de vigilância”, explicou Karina.

Luiz Fernando abordará as principais características dos morcegos, como aspectos anatômicos, ecolocalização, hábitos alimentares, comportamento social e reprodutivo e principais famílias encontradas no Brasil. “A ideia é enfatizar a importância das diferentes espécies de morcegos para o equilíbrio ecológico, mas também os possíveis prejuízos causados por estes animais, principalmente no que se refere à transmissão da raiva”, disse.

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental de Guarapari, Lorena Santos da Silva, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, o encontro será importante para capacitar os servidores do município quanto a esse agravo à saúde pública. “Os morcegos estão cada vez mais presentes em meio urbano, o que causa preocupação à população. Os agentes de saúde são importantes nesta comunicação, levando informação em todas as visitas realizadas”, explicou a gerente.

Durante o encontro, os agentes de saúde também receberão orientações sobre esporotricose, doença que afeta animais, principalmente gatos, transmissível aos humanos. O assunto será debatido pela médica veterinária do CCZ de Guarapari, Pricila Aparecida Grasse Pietralonga.

Laboratório de diagnóstico da raiva

O Idaf, que acompanha os casos com suspeita de raiva realizando o exame para confirmação da doença, conta com o único laboratório no Espírito Santo que faz esse tipo de diagnóstico. Os exames são gratuitos e atendem a todos os municípios capixabas.

Raiva

A raiva é uma doença viral grave, de evolução fatal, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos, sendo, portanto, uma zoonose.

Todo mamífero com sintomas neurológicos deve ser submetido ao diagnóstico laboratorial da raiva para a confirmação, ou não, da doença e para que sejam adotadas medidas de controle.

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504