A equipe do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOA), vinculada ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES), participa esta semana de capacitação para utilização do QuantumGIS (QGIS), um software livre de geoprocessamento que pode ser usado para manipulação de dados geográficos, vetores e imagens. O curso, ministrado pela Seção de Geoprocessamento do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), teve início na última segunda-feira (21) e segue até esta quarta (23), em Vitória.
Segundo o geógrafo do Idaf Laersio Melchiades da Silva, que ministra a capacitação juntamente com a técnica em cartografia Camila Cristina de Morais, a demanda veio do MP para auxiliar na tomada de decisões. “Essa equipe do CAOA integra um grupo de apoio nas demandas de meio ambiente. A utilização do GQIS poderá oferecer subsídio para a localização de empreendimentos de forma mais precisa e pontual”, disse.
QuantumGIS
Diferente de outros Sistemas de Informações Geográficas (SIG), que têm um custo alto, o QGIS é acessível para qualquer pessoa com acesso básico a um computador pessoal. O software permite visualização, edição e análise de dados geográficos, pode ser utilizado para montagem de mapas em diferentes formatos e diferentes utilidades e ainda permite conexão com vários bancos de dados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br