28/06/2018 16h30

Servidores são capacitados para utilização de software de geoprocessamento

Servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) serão capacitados para utilização do QGIS, um software livre de geoprocessamento que pode ser usado para manipulação de dados geográficos, vetores e imagens, que será essencial para as atividades do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e para as vistorias de campo do órgão. A primeira turma teve início nesta quinta-feira (28) para os profissionais vinculados ao Escritório Regional de Cariacica.

O curso, ministrado pelos técnicos do Instituto Otávio Gabrieli Dalvi e André Sezana, têm carga horária de 16 horas e será realizado durante os meses de junho e julho, além de Cariacica, em Nova Venécia, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. Serão contemplados, ao todo, 60 servidores que atuam na área de licenciamento e controle florestal do Idaf.

Dalvi explica que foi elaborado um script específico para o QGIS que confere mais celeridade para confecção do CAR, registro obrigatório para todos os imóveis rurais. “Esse trabalho é coordenado pelo Idaf e a equipe técnica precisa estar apta para a validação desses cadastros. O script, já com as camadas obrigatórias previamente inseridas, facilita a confecção do croqui do cadastro”, disse.

Segundo o gerente de Licenciamento e Controle Florestal do Idaf, Thiago Steffen, os participantes também serão qualificados para geração de imagens georreferenciadas para uso nos tablets utilizados nas vistorias de campo. “Esse aparato tecnológico que, inclusive pode ser usado no modo off-line, confere mais eficiência nas vistorias, agilizando o atendimento dos processos e melhorando a qualidade dos serviços prestados”, explicou.

QGIS

Diferente de outros Sistemas de Informações Geográficas (SIG), que têm um custo alto, o QGIS é acessível para qualquer pessoa com acesso básico a um computador pessoal. O software permite visualização, edição e análise de dados geográficos, pode ser utilizado para montagem de mapas em diferentes formatos e diferentes utilidades e ainda permite conexão com vários bancos de dados.

Francine Castro/ Denys Lobo

Texto: Francine Castro