07/06/2023 17h26 - Atualizado em 07/06/2023 17h27

Siapp registra agroindústria de produtos de abelhas em Vargem Alta

Com registro, agroindústria poderá comercializar os seus produtos em todo estado.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), acaba de entregar o certificado de registro no Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp) para o Apiário Vale das Águas. O estabelecimento, localizado em Vargem Alta, é a primeira agroindústria a fabricar produtos de abelhas e derivados no município. A entrega do certificado aconteceu na tarde desta quarta-feira (07).

O diretor-técnico do Idaf, Janil Ferreira da Fonseca, que participou da entrega, explica que por meio da regularização no Siapp, o pequeno produtor consegue oferecer à população produtos seguros e de qualidade, além de poder comercializar os produtos em todo o território capixaba.

O proprietário do apiário, Cleidimar CremascoRigo, recebe com alegria o certificado e parabeniza a equipe do Idaf. “Vou providenciar uma placa com a logomarca doSiapp para colocar na entrada da minha agroindústria. Estou empolgado e feliz com essa conquista, que só foi possível com a parceria dos servidores do Idaf que tiveram toda a paciência de instruir, ajudar e me incentivar em todo processo”, disse.

Rigo ainda ressalta que é o único produtor a produzir mel em Vargem Alta. “Produzo mel com a ajuda da minha família, na região, apenas nós produzimos. O nosso produto vai sair de Vargem Alta direto para os supermercados da grande Vitória, revelando o nosso carinho com o produto e a qualidade deles”, expressa o produtor.

Siapp

O Siapp é responsável pelo registro e pela fiscalização de agroindústrias de pequeno porte em todo o Estado do Espírito Santo.

Com regulamentação exclusiva, que respeita as particularidades das agroindústrias de pequeno porte, foram priorizadas a inocuidade e a qualidade sanitária do produto final, enquanto questões de infraestrutura do estabelecimento foram revistas.

De acordo com a subgerente de Registro e Fiscalização de Agroindústria do Idaf, Karen Cristina Teixeira, outro grande diferencial do Siapp é a possibilidade de obter o registro provisório do estabelecimento por um período máximo de dois anos, desde que atenda aos requisitos mínimos obrigatórios, além de apresentar conformidade em análise laboratorial e conclusão de curso de Boas Práticas de Fabricação.

 

Texto: Rafaely Lyra

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard