19/02/2021 16h48 - Atualizado em 22/02/2021 08h44

Socol produzido em Domingos Martins recebe certificado de concessão do Selo ARTE

Com identificação do selo, produto pode ser comercializado em todo País.

Na manhã desta sexta-feira (19), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) entregou à agroindústria Viande – Carnes orgânicas Domaine, localizada em Domingos Martins, o certificado de concessão do Selo ARTE para o produto Socol. Com a identificação do selo, o alimento produzido artesanalmente pela agroindústria capixaba pode ser comercializado em todo o País. 

Este é o quinto selo concedido ao produto Socol, sendo os quatro anteriores para estabelecimentos do município de Venda Nova do Imigrante. Segundo o Cadastro Nacional de Produtos Artesanais (CNPA), o Estado foi o primeiro a conceder o selo a produto cárneo no Brasil.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o Socol representa o trabalho artesanal realizado por famílias de imigrantes italianos, que produzem um produto tradicional da Itália em solo capixaba. “É uma potência gastronômica, cultural e singular, que só tem aqui no Espírito Santo, e vem ganhando destaque em todo o País”, ressaltou. Ainda de acordo com Louzada, o Selo ARTE, além de agregar valor ao produto, possibilita ampliar o mercado de vendas da agroindústria, fator essencial para a divulgação da cultura e dos produtos produzidos no Estado.

"A concessão do selo ARTE reflete a maturidade dos serviços de inspeção capixaba para fortalecer a agroindústria local, gerando ocupação e renda no meio rural, e assegurando a qualidade dos produtos cárneos, agora com a possibilidade de circulação e venda em nível nacional. Parabéns Idaf e ao Serviço de Inspeção do município de Domingos Martins”,  disse o proprietário da agroindústria, Sr. Joaquim Silva.

Selo ARTE

O selo nacional com a indicação “ARTE” identifica produtos de origem animal produzidos de forma artesanal. Com fabricação individualizada e genuína, o selo representa a singularidade e as características tradicionais, culturais ou regionais, atreladas ao produto.

Para mais informações sobre o selo ARTE e o cadastro estadual e nacional de produtos artesanais, acesse:  www.idaf.es.gov.br/selo-arte.

 

Texto: Rafaely Lyra

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Idaf

Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter

(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard