Representantes do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizaram, nesta semana, visita técnica à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). A equipe foi convidada para apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido com sucesso no Estado. O trabalho teve início na última terça-feira (27) e segue até sexta-feira (30).
Segundo o chefe da Seção de Inspeção e Fiscalização de Produtos de Origem Animal do Idaf Alan Paulo Moreira Teixeira, o Espírito Santo conta hoje com 72 estabelecimentos registrados junto ao SIE, que são fiscalizados pelo Instituto. “Abordaremos o planejamento anual de atividades, a manutenção da adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi) com o projeto de aumento no escopo de adesões, o processo de concessão da inspeção permanente e também a coordenação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf-ES). A ideia é compartilharmos nossa vivência para auxiliar no avanço do SIE de Rondônia.”
Para a médica veterinária do SIE/Idaf Talita Maria Pimenta de Paoli, uma das dificuldades apresentadas pelo Idaron é que eles não dispõem de profissionais para atuação exclusiva no setor, o que dificulta o acompanhamento e supervisão das empresas. “Atualmente, são 41 estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial de Rondônia, sendo que o foco são os pequenos produtores, sobretudo de mel e ovos. Esperamos que a experiência do Espírito Santo contribua para o processo de regularização que a agência está buscando visando à oferta de alimentos cada vez mais seguros à população”, comentou Talita de Paoli.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774