11/06/2021 09h42 - Atualizado em 11/06/2021 10h16

Últimos dias para a vacinação contra febre aftosa

Foto: Raquel Perrout/Arquivo Idaf

Termina na próxima terça-feira (15) a campanha de vacinação contra febre aftosa, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do (Idaf).  Nesta etapa, os criadores devem vacinar bovinos e bubalinos com até dois anos de idade.

 

O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, alerta quanto à importância da imunização desses animais. “Estamos no processo de retirada da vacinação e os baixos índices podem refletir diretamente nesse trabalho. Contamos com o comprometimento de todos os envolvidos para que possamos avançar, cumprindo as exigências sanitárias acordadas no Plano Estratégico para Febre Aftosa 2017/2026. Prorrogamos o fim da etapa justamente para que todos consigam proceder a vacinação, com responsabilidade e segurança”, disse Louzada.

 

O médico-veterinário do Idaf José Dias Porto Júnior, responsável no Instituto pelo Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, informou que, até o momento, foi comprovada a vacinação de 85% do rebanho e 78% das propriedades.

 

A vacinação é realizada pelos próprios produtores e as vacinas podem ser adquiridas apenas em lojas agropecuárias cadastradas no Idaf e somente no período da campanha. A comprovação de que o procedimento foi realizado e a atualização cadastral devem ser feitas, preferencialmente, pelo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), até o final da etapa, mas também é possível fazer por e-mail ou nos escritórios do Instituto, até o dia 25 de junho.

 

Para mais informações, acesse: https://idaf.es.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-febre-aftosa.

 

Texto: Francine Castro

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter

(27) 98163-0601

comunicacao@idaf.es.gov.br

www.idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard