19/06/2018 14h32

Vacinação contra febre aftosa pode ser comprovada até segunda-feira (25)

Foto: Francine Castro

A comprovação da vacinação contra a febre aftosa entra na sua reta final. A próxima segunda-feira (25) é o último dia para os produtores rurais confirmarem nos escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) a imunização do rebanho de bois e búfalos com até dois anos de idade.

 

O prazo para imunização e comprovação pela internet terminou na última sexta-feira (15). Até o momento, foi registrada a vacinação de 95,4% dos quase 700 mil animais em idade vacinal.

 

Atualização do rebanho

Os produtores também devem informar os nascimentos e as mortes de animais ocorridos na propriedade, que ainda não foram registrados junto ao Idaf. A atualização cadastral também é obrigatória para os produtores que não tenham animais em idade vacinal.

 

Os proprietários que não vacinarem ou não atualizarem seu rebanho estão sujeitos a penalidades. Além disso, a propriedade fica impedida de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja regularizada.

 

Em 2017

Em maio do último ano, o Espírito Santo registrou o índice de 97,22% de comprovação de vacinação contra febre aftosa na primeira etapa da campanha. O percentual corresponde à comprovação da vacinação de quase 603 mil animais em todo o Estado.

 

Na última semana, o Espírito Santo sediou também a 1ª reunião do bloco IV sobre o Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) 2017 – 2026 com o objetivo final de suspender o uso da vacina nos nove Estados que compõem o referido bloco a partir de 2021. São eles: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

Serviço:

Comprovação da vacinação contra a febre aftosa

Data-limite: 25 de junho (segunda-feira)

Local: escritórios do Idaf

 

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ Denys Lobo

Texto: Denys Lobo

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard