O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) recebeu, nesta terça-feira (02), alunos do 6º período do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Estado (Ufes) – campus de Alegre. Os estudantes conheceram o Departamento de Diagnóstico Laboratorial (DDL), localizado em Cariacica, que integra os laboratórios da qualidade do leite e de diagnóstico da raiva e anemia infeciosa equina (AIE).
De acordo com o chefe do DDL, o médico veterinário Thiago Farias, as visitas representam uma oportunidade para que os alunos tenham contato com os laboratórios da área de defesa sanitária e inspeção animal. “O Laboratório da Qualidade do Leite, por exemplo, é um espaço essencial para garantir a segurança alimentar e a qualidade do produto ofertado ao consumidor. Atualmente, existem apenas nove laboratórios que fazem esse tipo de trabalho no Brasil. Valorizamos essas visitas, que oportunizam uma troca de experiências muito rica entre o órgão e a universidade. Recebemos, em média, 80 estudantes por ano”, disse Thiago Farias.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Diagnóstico de Raiva, a unidade de criação de camundongos (biotério) utilizados no diagnóstico da raiva e o Laboratório de Diagnóstico da AIE.
Diagnóstico da raiva
Atualmente, o Idaf conta com o único laboratório do Espírito Santo que realiza diagnóstico da raiva. Os exames são gratuitos e atendem a todos os municípios capixabas. Esse trabalho é uma importante ferramenta para o controle e a prevenção da doença.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br