A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) publicou, nessa quinta-feira (02), a Portaria nº 010-R, que dispõe sobre o cadastramento on-line de médicos-veterinários para realizar vacinação contra brucelose no Espírito Santo. O cadastro é coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).
A imunização somente pode ser feita por médico-veterinário previamente cadastrado no Idaf ou por vacinador sob sua responsabilidade. O processo era feito presencialmente nos escritórios do órgão, mas, a partir de agora, deve ser realizado, exclusivamente, pelo site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-cadastro-de-medico-veterinario-para-vacinacao-contra-brucelose).
Os veterinários já cadastrados terão um prazo de três meses, ou seja, até 02 de outubro de 2020, para providenciarem o seu recadastramento no sistema federal, independente da vigência do seu processo. Aqueles que não providenciarem a atualização, terão o cadastro cancelado automaticamente.
Atualmente, existem 356 veterinários cadastrados no Espírito Santo. A relação está disponível neste link: https://idaf.es.gov.br/brucelose-e-tuberculose.
Segundo a médica-veterinária do Idaf, Daniele da Costa, responsável local pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, o novo modo de cadastro garante mais agilidade e praticidade para os usuários, além de economia para o Estado.
Em caso de dúvidas, os profissionais podem entrar em contato pelo e-mail sdsa@idaf.es.gov.br.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
comunicacao@idaf.es.gov.br