10/07/2017 11h18

Comercialização ilegal de agrotóxico é identificada pelo Idaf

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) identificou a comercialização irregular de 540 litros de agrotóxicos. O veículo foi abordado pela equipe do Posto de Fiscalização Agropecuária de Pequiá, em Iúna, na divisa com Minas Gerais, e na última semana os envolvidos foram notificados sobre a ocorrência.

 

Segundo o técnico do Idaf Allan Rocha de Freitas, as empresas responsáveis pela venda dos produtos, com sede no Paraná e no Rio Grande do Sul, não tinham autorização para a comercialização de agrotóxicos no Espírito Santo e por isso foram autuadas. Os produtos eram destinados aos municípios de Aracruz e Colatina.

 

De acordo com o chefe da Seção de Inspeção e Fiscalização de Produtos de Origem Vegetal do Idaf, Marcio Gama dos Santos da Costa, a comercialização de agrotóxicos no Estado é condicionada ao cadastro junto ao Instituto. “Tanto empresas de fora quanto as localizadas aqui precisam ter esse cadastro para que o órgão possa efetuar o controle e a fiscalização”, explicou.

 

As cargas foram interditadas pelo Idaf ao chegarem ao destino e a utilização ou revenda está condicionada à regularização das empresas vendedoras.

 

Produto suspenso

 

Um dos produtos identificados foi o Carboran Fersol 350 SC, cujo cadastro foi inativado recentemente pelo Idaf. Além do cadastro das empresas, os produtos também precisam ser cadastrados pelas indústrias para que possam ser comercializados no Estado. “No caso do Carboran, o responsável solicitou o estorno da compra e, posteriormente, deverá comprovar junto ao Idaf a devolução de toda a carga”, explicou Marcio Gama.

 

Trabalho do Idaf

 

O Idaf fiscaliza a distribuição, o comércio e o uso do agrotóxico no Espírito Santo. Para serem distribuídos e comercializados, os produtos devem ser registrados no Ministério da Agricultura e também cadastrados no Idaf para que seja possível efetuar o controle daquilo que entra no Estado e respectiva finalidade de uso. Para garantir que essa exigência seja cumprida, o Idaf realiza periodicamente inspeções em lojas de produtos agrícolas e propriedades rurais de todos os municípios capixabas, além das fiscalizações nos postos localizados nas divisas com os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel.: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard