19/12/2016 10h40

Conscientização sobre uso de agrotóxicos em Afonso Cláudio

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou, na última sexta-feira (16), do “Dia de Conscientização sobre uso de Agrotóxicos”, em Afonso Cláudio.

O engenheiro agrônomo do Idaf Denevaldo Filete orientou os participantes quanto aos cuidados que precisam ser adotados quando o produtor opta pela utilização dos agrotóxicos para prevenir ou reduzir danos causados na lavoura em função de pragas ou plantas daninhas. “Para evitar acidentes, é importante que eles sejam guardados em armários ou galpões específicos e trancados. Devem ser mantidos fora do alcance de crianças e animais domésticos e longe de alimentos. Também é essencial procurar um profissional para verificar a lavoura ou planta doente e indicar o melhor produto e a forma de usar”, disse.

A utilização do equipamento de proteção individual (EPI) também é fundamental para a segurança do aplicador, principalmente no momento de preparo da calda, quando o produto está concentrado.

O perigo do uso indevido dos agrotóxicos para a saúde também foi abordado durante o encontro pela Secretaria Municipal de Saúde de Afonso Cláudio. Na ocasião, também foram definidos datas e locais para a coleta de embalagens vazias nas comunidades do município.

O encontro foi realizado em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, de Meio Ambiente e de Saúde e contou com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Brejetuba e do Sindicato Rural de Afonso Cláudio.

Outros cuidados importantes na aplicação dos defensivos:

- Transportar os produtos em veículo aberto, sempre separado de alimentos, rações, medicamentos, pessoas e animais.

- Realizar manutenção periódica dos equipamentos de aplicação.

- Inspecionar os equipamentos antes de cada aplicação.

- Limpar os equipamentos de forma adequada para evitar a contaminação de rios, córregos, poços etc.

- Aplicar os agrotóxicos na dosagem recomendada (há uma dose para cada tipo).

- Seguir as orientações da receita agronômica como local de devolução de embalagens, tratos culturais, tipo de EPI, entre outras.

Tels: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504