16/12/2019 17h03 - Atualizado em 17/12/2019 08h00

Equipes dos serviços de inspeção municipais discutem estratégias para análises laboratoriais

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) promoveu, nesta segunda-feira (16), um novo encontro com as equipes dos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) que aderiram ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES). O objetivo do encontro realizado em Vitória foi discutir parâmetros e estratégias para viabilizar a realização de análises laboratoriais, com foco na qualidade final dos produtos das agroindústrias de pequeno porte.

De acordo com a subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, Carolina Dadalto, essa discussão é primordial, uma vez que a análise fiscal periódica dos produtos, das matérias-primas e da água faz parte da atribuição legal dos serviços de inspeção. “Identificamos que essa etapa se configura como um gargalo para muitos produtores, portanto, solicitamos apoio da equipe da Gerência de Diagnóstico Laboratorial (Gedlab) do Idaf que tem conhecimento técnico nesse segmento, para orientar os SIMs de modo que possam oferecer o suporte necessário às agroindústrias”, explicou.

Segundo Thiago Farias, gerente da Gedlab, a ideia é iniciar a construção de uma regulamentação de forma conjunta, baseada nos parâmetros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Além disso, existe a possibilidade de ampliação do escopo de atuação dos laboratórios do Idaf, com a oferta de análises microbiológicas com custo mais acessível para os produtores. Ainda estamos estudando como isso poderia ser viabilizado, mas acreditamos que poderemos colaborar nesse sentido”, adiantou Farias.

Susaf

O Susaf tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Na prática, isso significa que a comercialização, inicialmente restrita ao município, pode se estender ao Estado, desde que o município tenha aderido ao Sistema.

Texto: Francine Castro

Assessoria de Comunicação do Idaf