O Governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), realizou vistorias em barragens no município de Ponto Belo e Mucurici. A ação teve apoio do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), que fez o sobrevoo com a equipe de fiscalização para o reconhecimento das áreas.
As vistorias foram realizadas pelo subgerente de Licenciamento Ambiental do Idaf, Gabriel Hector Fontana, pelo técnico da gerência local do Idaf, em Montanha, Paulo Perchi; e o gerente de gestão e infraestrutura hídrica da Agerh, Rafael Wolfgramm. Também participaram da ação o corpo de bombeiros e a defesa civil de Ponto Belo.
Durante a operação, os técnicos visitaram, por terra, duas barragens, sendo uma em Ponto Belo e outra em Mucurici. Os técnicos também determinaram e acompanharam a ampliação de um vertedouro em uma barragem particular que apresentava risco de rompimento por conta do nível de água acima do permitido e alagamento na estrada municipal que passava ao lado da barragem, bloqueando a passagem de veículos.
Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o instituto tem intensificado as ações de fiscalização em barragem, principalmente em período de fortes chuvas.
“A incidência de chuvas pode ocasionar problemas, como o rompimento de barragens, provocando prejuízos econômicos, sociais e ambientais. Fiquei sabendo na noite dessa quarta-feira (22), por meio do poder público municipal sobre a situação de risco de rompimento de uma barragem em Ponto Belo, imediatamente, enviamos o técnico para olhar de perto o problema, que já foi resolvido com ampliação do vertedouro”, afirmou.
Texto: Rafaely Lyra
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br